Tabela matriz a utilizar para a realização da 1ª parte da tarefa, conforme indicações do Guia da Sessão
Conhecimento na área | Biblioteca escolar | |||||
Domínio | Aspectos críticos que a Literatura identifica | Pontos fortes | Fraquezas | Oportunidades | Ameaças | Desafios. Acções a implementar |
Competências do professor bibliotecário | Institucionalização da BE nos documentos de autonomia da escola - Aposta na promoção das literacias - Articulação curricular -«Ser prospectivo, estar atento e ter uma postura de investigação e de aprendizagem contínua.» -Capacidade de coordenação e liderança - Promover a BE enquanto espaço de aprendizagem | Formação contínua e Formação Especializada -Criação dos coordenadores a tempo inteiro. - Capacidade de agir e interagir com a comunidade escolar | - Nem sempre o coordenador da BE tem assento no Conselho Pedagógico. - A BE não é uma prioridade para a escola - O coordenador é um faz de tudo e a burocracia rouba tempo às verdadeiras funções do professor-bibliotecário. | - Aumento dos coordenadores a tempo inteiro -Realização de acções de formação contínua - Criação /Apoio dos coordenadores interconcelhios - Plano Tecnológico e Equipamentos Educativos | - Incompreensão da função do professor bibliotecário - Desmotivação face à burocracia que a tecnologia nos trouxe - Perspectivas economicistas na carreira docente - Aproveitamento da mobilidade para suprir necessidades | - Aposta na formação especializada do coordenador e das equipas - Reconhecimento do papel do coordenador da BE - Valorização da sua função - Desenvolvimento de boas práticas |
Organização e Gestão da BE | - Coordenador com qualificações e equipa com competências pluridisciplinares | -O Papel da RBE através da formação e apoio -Criação de coordenadores a tempo inteiro. | - Alteração das equipas - Contingências administrativas nos horários nem sempre asseguram a sua optimização - Falta de orçamento próprio da BE | - Assento nos órgãos de gestão pedagógica. - Redes Concelhias de Bibliotecas Escolares | - Perspectivas economicistas na carreira docente - Aproveitamento da mobilidade para suprir necessidades Nem sempre os CE têm a visão adequada do papel das BE’s nas escolas. | Institucionalização da BE nos documentos da escola - Atribuição de um orçamento próprio. - Formação contínua/ especializada em bibliotecas escolares e TIC. |
Gestão da Colecção | - Disponibilização de recursos de informação em diferentes ambientes e suportes, actualizado e adequado às necessidades dos utilizadores | - As BE já começam a ter fundo documental adequado, nos mais variados suportes, que vai ao encontro das necessidades dos utilizadores. | -Ausência de avaliação periódica da colecção Ausência de uma política de gestão, aquisição e desenvolvimento da colecção. | - Candidaturas a projectos, financiados pela RBE, DGLB,PNL e FCG para aquisição de fundo documental. - Parcerias com os Municípios | - Perspectivas economicistas nos vários patamares da gestão da colecção | -Aperfeiçoamento da rede Concelhia das BE - Dinamização do catálogo colectivo concelhio - Elaboração da Política de Desenvolvimento da Colecção |
A BE como espaço de conhecimento e aprendizagem. Trabalho colaborativo e articulado com Departamentos e docentes. | - A BE é um centro de recursos em vários suportes - A BE é um espaço formativo e de aprendizagem. | - Aposta numa colecção adequada aos interesses e necessidades dos utilizadores e à oferta curricular | - O novo papel das BE - Assumir a BE como um espaço de conhecimento e de aprendizagem. | - Implementação do Plano Tecnológico -Dotação da BE de um conjunto de equipamentos e de recursos e criação de espaços de conhecimento e de aprendizagem. | - Desmotivação face à burocracia que a tecnologia nos trouxe - Perspectivas economicistas na carreira docente - Aproveitamento da mobilidade para suprir necessidades - Falta de articulação dos vários órgãos - Falta de formação | - Formação de utilizadores - Criação de um guião para a autonomia do utilizador - Articulação das actividades - Rentabilização dos recursos humanos e materiais |
Formação para a leitura e para as literacias | - Contribuição da BE para o desenvolvimento das literacias da leitura e da informação. | - As BE são espaços privilegiados para o desenvolvimento das literacias. | - Falta de programas de promoção da literacia da informação -Integração da BE no currículo | - Aposta no Plano Tecnológico e no Plano Nacional da Leitura para apetrechar as BE | - A Internet pode ser usada como um simples Copy e Paste. - A maioria dos alunos não pratica a pesquisa bibliográfica. | - Formação de utilizadores na literacia da informação e da leitura - Adopção de um modelo de pesquisa de informação |
BE e os novos ambientes digitais. | -Uso das TIC na prática lectiva - Disponibilização do catálogo on-line | - Utilização de um blogue, página na net e plataforma moodle, página da escola | - Pouca formação no domínio das TIC - Falta de tempo para maior dinamização /actualização desses serviços | - Integração na equipa de elementos com formação em TIC PTE | -Falta de qualificação dos recursos humanos | - Maior formação |
Gestão de evidências/ avaliação. | - Reconhecimento da avaliação como elemento fundamental no processo de gestão - A avaliação permite aferir a eficácia dos serviços, identificando pontos fracos e fortes e estabelecer acções para a melhoria | - Utilização das estatísticas de utilização da BE - Avaliação através da auscultação dos utilizadores | - A avaliação nas BE é uma realidade recente entre nós - Falta de instrumentos de recolha de evidências | - A testagem do modelo de auto-avaliação proposto pela RBE - Construção de instrumentos de recolha de evidências -Frequência na acção de formação | - Desmotivação face à burocracia que a tecnologia e a avalanche de solicitações nos trouxe - Perspectivas economicistas na carreira docente -Sobrecarga de solicitações | - Promoção de acções de sensibilização para os vários actores educativos - Reconhecimento da avaliação como elemento fundamental no processo de melhoria dos serviços |
Gestão da mudança SÍNTESE | Factores de sucesso | Obstáculos a vencer | Acções prioritárias | |||
- A recolha de evidências sobre o trabalho desenvolvido permite a melhoria das aprendizagens e o sucesso educativo. | As BE possuem um conjunto de equipamentos e de recursos e são espaços de conhecimento e de aprendizagem | - A BE nem sempre é usada nas práticas lectivas - Falta de recursos humanos | - Mobilizar os docentes para o trabalho de pesquisa na BE. |
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