terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vou começar a aprender a gerir a minha "empresa" do conhecimento

Tabela matriz a utilizar para a realização da 1ª parte da tarefa, conforme indicações do Guia da Sessão

Conhecimento na área

Biblioteca escolar

Domínio

Aspectos críticos que a Literatura identifica

Pontos fortes

Fraquezas

Oportunidades

Ameaças

Desafios. Acções a implementar

Competências do professor bibliotecário

Institucionalização

da BE nos documentos de autonomia da escola

- Aposta na promoção das literacias

- Articulação curricular

-«Ser prospectivo, estar atento e ter uma postura de investigação e de aprendizagem contínua.»

-Capacidade de coordenação e liderança

- Promover a BE enquanto espaço de aprendizagem

Formação contínua e Formação Especializada

-Criação dos coordenadores a tempo inteiro.

- Capacidade de agir e interagir com a comunidade escolar

- Nem sempre o coordenador da BE tem assento no Conselho Pedagógico.

- A BE não é uma prioridade para a escola

- O coordenador é um faz de tudo e a burocracia rouba tempo às verdadeiras funções do professor-bibliotecário.

- Aumento dos coordenadores a tempo inteiro

-Realização de acções de formação contínua

- Criação /Apoio dos coordenadores interconcelhios

- Plano Tecnológico e Equipamentos Educativos

- Incompreensão

da função do professor bibliotecário

- Desmotivação face à burocracia que a tecnologia nos trouxe

- Perspectivas economicistas na carreira docente

- Aproveitamento da mobilidade para suprir necessidades

- Aposta na formação especializada do coordenador e das equipas

- Reconhecimento do papel do coordenador da BE

- Valorização da sua função

- Desenvolvimento de boas práticas

Organização e Gestão da BE

- Coordenador com qualificações e equipa com competências pluridisciplinares

-O Papel da RBE através da formação e apoio

-Criação de coordenadores a tempo inteiro.

- Alteração das equipas

- Contingências administrativas nos horários nem sempre asseguram a sua optimização

- Falta de orçamento próprio da BE

- Assento nos órgãos de gestão pedagógica.

- Redes Concelhias de Bibliotecas Escolares

- Perspectivas economicistas na carreira docente

- Aproveitamento da mobilidade para suprir necessidades

Nem sempre os CE têm a visão adequada do papel das BE’s nas escolas.

Institucionalização da BE nos documentos da escola

- Atribuição de um orçamento próprio.

- Formação contínua/ especializada em bibliotecas escolares e TIC.

Gestão da Colecção

- Disponibilização de recursos de informação em diferentes ambientes e suportes, actualizado e adequado às necessidades dos utilizadores

- As BE já começam a ter fundo documental adequado, nos mais variados suportes, que vai ao encontro das necessidades dos utilizadores.

-Ausência de avaliação periódica da colecção

Ausência de uma política de gestão, aquisição e desenvolvimento da colecção.

- Candidaturas a projectos, financiados pela RBE, DGLB,PNL e FCG para aquisição de fundo documental.

- Parcerias com os Municípios

- Perspectivas economicistas nos vários patamares da gestão da colecção

-Aperfeiçoamento da rede Concelhia das BE

- Dinamização do catálogo colectivo concelhio

- Elaboração da Política de Desenvolvimento da Colecção

A BE como espaço de conhecimento e aprendizagem. Trabalho colaborativo e articulado com Departamentos e docentes.

- A BE é um centro de recursos em vários suportes

- A BE é um espaço formativo e de aprendizagem.

- Aposta numa colecção adequada aos interesses e necessidades dos utilizadores e à oferta curricular

- O novo papel das BE

- Assumir a BE como um espaço de conhecimento e de aprendizagem.

- Implementação do Plano Tecnológico

-Dotação da BE de um conjunto de equipamentos e de recursos e criação de espaços de conhecimento e de aprendizagem.

- Desmotivação face à burocracia que a tecnologia nos trouxe

- Perspectivas economicistas na carreira docente

- Aproveitamento da mobilidade para suprir necessidades

- Falta de articulação dos vários órgãos

- Falta de formação

- Formação de utilizadores

- Criação de um guião para a autonomia do utilizador

- Articulação das actividades

- Rentabilização dos recursos humanos e materiais

Formação para a leitura e para as literacias

- Contribuição da BE para o desenvolvimento das literacias da leitura e da informação.

- As BE são espaços privilegiados para o desenvolvimento das literacias.

- Falta de programas de promoção da literacia da informação

-Integração da BE no currículo

- Aposta no Plano Tecnológico e no Plano Nacional da Leitura para apetrechar as BE

- A Internet pode ser usada como um simples Copy e Paste.

- A maioria dos alunos não pratica a pesquisa bibliográfica.

- Formação de utilizadores na literacia da informação e da leitura

- Adopção de um modelo de pesquisa de informação

BE e os novos ambientes digitais.

-Uso das TIC na prática lectiva

- Disponibilização do catálogo on-line

- Utilização de um blogue, página na net e plataforma moodle, página da escola

- Pouca formação no domínio das TIC

- Falta de tempo para maior dinamização /actualização desses serviços

- Integração na equipa de elementos com formação em TIC

PTE

-Falta de qualificação dos recursos humanos

- Maior formação

Gestão de evidências/ avaliação.

- Reconhecimento da avaliação como elemento fundamental no processo de gestão

- A avaliação permite aferir a eficácia dos serviços, identificando pontos fracos e fortes e estabelecer acções para a melhoria

- Utilização das estatísticas de utilização da BE

- Avaliação através da auscultação dos utilizadores

- A avaliação nas BE é uma realidade recente entre nós

- Falta de instrumentos de recolha de evidências

- A testagem do modelo de auto-avaliação proposto pela RBE

- Construção de instrumentos de recolha de evidências

-Frequência na acção de formação

- Desmotivação face à burocracia que a tecnologia e a avalanche de solicitações nos trouxe

- Perspectivas economicistas na carreira docente

-Sobrecarga de solicitações

- Promoção de acções de sensibilização para os vários actores educativos

- Reconhecimento da avaliação como elemento fundamental no processo de melhoria dos serviços


Gestão da mudança

SÍNTESE

Factores de sucesso

Obstáculos a vencer

Acções prioritárias

- A recolha de evidências sobre o trabalho desenvolvido permite a melhoria das aprendizagens e o sucesso educativo.

As BE possuem um conjunto de equipamentos e de recursos e são espaços de conhecimento e de aprendizagem

- A BE nem sempre é usada nas práticas lectivas

- Falta de recursos humanos

- Mobilizar os docentes para o trabalho de pesquisa na BE.

Só com evidências se pode avaliar o trabalho realizado, reformular, adaptar e partir para outros objectivos.




Este documento foi mal inserido

Podia apaga-lo e voltar a fazer correctamente.Quando iniciei a acção de formação não sabia fazer, fui aprender para fazer correctamente. Deixo-o ficar como exemplificação da minha caminhada, foi um tropeção seguido de levantar e caminhar em frente.

O documento aparecerá posteriormente inserido correctamente.

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